Hora do Planeta 2009: Em Águeda também se apagaram as luzes

earth-hour-logoCerca de 4000 cidades, em 88 países, de Leste a Oeste, aderiram à iniciativa Hora do Planeta 2009, tendo apagado as suas luzes durante 60 minutos no dia 28 de Março, entre as 20h30 e as 21h30. Águeda foi um dos municípios aderentes.

O objectivo da Hora do Planeta era o de reconciliar e unir povos diferentes, de todo o mundo, num universal e unificante caminho. Em todo o mundo as pessoas uniram-se a uma mensagem global através de um simples gesto comum: desligar o interruptor contra as mudanças climáticas.

Em Águeda foram apagadas as luzes do edifício da Câmara Municipal, bem como das Piscinas Municipais, do Fórum Municipal da Juventude e do Mercado Municipal.

Hora do Planeta foi uma iniciativa da rede WWF e que teve como objectivo encorajar empresas, comunidades e indivíduos a desligarem as luzes por uma hora no dia 28 de Março de 2009, visando reduzir as emissões de gases de efeito de estufa. A Hora do Planeta começou em 2007, por iniciativa da WWF-Austrália, que envolveu apenas a cidade de Sidney, onde 2 milhões de pessoas desligaram as suas luzes. A expectativa inicial era de reduzir 5% do consumo de energia eléctrica da cidade durante os 60 minutos do evento. O resultado, porém, foi o dobro do esperado: 10,2% de redução no consumo. Em 2008 mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo participaram na Hora do Planeta. Em 2009, a Hora do Planeta envolveu mil milhões de pessoas em cerca de 4000 cidades.

Mais informações sobre a iniciativa Hora do Planeta 2009 aqui

%d bloggers like this: