Águeda no Ano Internacional da Diversidade Biológica 2010

Maria Almeida

Foto: Maria Almeida

As Nações Unidas lançaram no passado dia 2 de Outubro uma campanha mundial de sensibilização para a salvaguarda da biodiversidade, dando início às comemorações do Ano Internacional da Diversidade Biológica 2010, declarado pela Assembleia-geral da ONU. A campanha pretende celebrar a diversidade da vida na Terra e contrariar a perda da biodiversidade no mundo, perda esta que é actualmente mil vezes superior ao ritmo natural.
A Câmara Municipal de Águeda, consciente da necessidade de promover os valores naturais locais e contribuir para objectivos globais, tem sido extremamente activa na protecção da biodiversidade, dando corpo a ambiciosos objectivos e etapas para contrariar a perda da biodiversidade.

Segundo dados recentes, o concelho de Águeda possui cerca de 11% de área classificada como Rede Natura 2000 (Ria de Aveiro, Rio Vouga) e no seu território existe ainda a Pateira de Fermentelos, a maior lagoa natural da Europa, com uma elevada riqueza ecológica. Nos últimos anos têm sido realizados vários esforços e investimentos para manter a qualidade ambiental da Pateira, proteger a sua biodiversidade e torná-la um espaço para usufruto de aguedenses e turistas.
Segundo um inquérito realizado às famílias de Águeda, no âmbito da Agenda 21 Local de Águeda, um dos principais pontos positivos do concelho (no topo da lista) é a existência de áreas naturais, parques e espaços verdes (inclui Pateira de Fermentelos, o rio Águeda, o Parque de Alta Vila).

Advertisements
%d bloggers like this: