Águeda compromete-se a reduzir emissões de CO2 e promover as energias renováveis

logo_ptA Autarquia de Águeda é uma das catorze autarquias Portuguesas que aderiram ao “Pacto dos Autarcas”, uma iniciativa da Comissão Europeia. O “Pacto dos Autarcas” é um conjunto de compromissos que pretende transformar as Autarquias em agentes dinamizadores da sustentabilidade energética, com objectivos quantificados em matéria de redução das emissões de CO2 e de promoção das energias renováveis.

Até 2020 o município comprometeu-se a reduzir as emissões de CO2 em pelo menos 20%, no seguimento de um plano de acção, já está em curso, em matéria de energia sustentável.

A adesão de Águeda, ocorrida em Novembro de 2008, potencia várias oportunidades de colaboração a nível regional e internacional, oportunidades necessárias para uma melhor adaptação aos efeitos das alterações climáticas.

Com esta iniciativa Águeda poderá ter acesso priveligiado a boas práticas sobre adaptação e mitigação das alterações climáticas, acções coordenadas de sensibilização entre os cidadãos, apelando a uma maior poupança energética e redução de emissões de CO2.

De referir que o combate às alterações climáticas e a redução das emissões de CO2 são temas analisados pela  Agenda 21 Local, fazendo parte dos Compromissos de Aalborg. Águeda continua, com esta iniciativa, a dar passos na direcção da melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos e da promoção do desenvolvimento sustentável, objectivos também de Águeda 21.

Mais informações sobre o Pacto dos Autarcas, aqui

%d bloggers like this: