Teste 3: Um 6 em BENS NATURAIS

Águeda comprometeu-se a assegurar a preservação e o acesso equitativo aos bens naturais, como é o caso da energia, água, biodiversidade e áreas naturais, solo, floresta e ar, através de uma gestão eficiente e de medidas de protecção.

Águeda apresenta uma situação satisfatória. A cobertura da rede de abastecimento de água é boa (98,5% da população servida), tal como a qualidade da água distribuída. Os solos agrícolas e florestais têm elevado potencial e as áreas de protecção à biodiversidade são significativas – a Pateira de Fermentelos e o Sítio do Rio Vouga incluídos na Rede Natura 2000. O aproveitamento das energias renováveis, o consumo de água no sector doméstico e de serviços e a área de floresta autóctone (< 1% da área florestal total) são aspectos a melhorar. A taxa de cobertura dos sistemas de drenagem (73% da população servida) e o tratamento de águas residuais (63% da população servida) são aspectos penalizadores.

E você, que nota acha que tem?
Faz uma utilização eficiente da água em sua casa ou empresa? Se tem um terreno preocupa-se em plantar algumas árvores locais, como o carvalho-roble? Está ligado à rede de saneamento de águas residuais? Preocupa-se em não colocar óleos no esgoto? Tem instalado em sua casa ou empresa algum sistema de produção de energia a partir do sol ou do vento?

Seja mais sustentável – clique aqui
Saiba mais sobre o teste da sustentabilidade de Águeda clicando aqui.

Advertisements
%d bloggers like this: