Teste 4: Um 5 em CONSUMO

Águeda comprometeu-se a usar os recursos com sabedoria, consumindo e produzindo de forma sustentável e utilizando-os de forma eficiente. O caminho passa por preferir produtos com rótulos ambientais, biológicos, éticos e de comércio justo, evitar produzir resíduos, ou reduzir a sua quantidade, reutilizando e reciclando ao máximo os materiais.

Águeda encontra-se a meio a tabela de pontuação para este tema. Cada Aguedense produz menos resíduos que a média nacional mas, cada Aguedense tem de separar mais do que os 800g de resíduos por dia, actuais. 90% dos resíduos urbanos são encaminhados para aterro. A melhoria da eficiência energética é uma necessidade, assim como a reutilização/reciclagem dos materiais e a aquisição de bens e serviços mais sustentáveis. Faltam empresas de Águeda com bens certificados pelo Rótulo Ecológico Europeu.

E você, que nota acha que tem?
Em sua casa e empresa realiza a separação dos resíduos? Realiza a compostagem dos resíduos orgânicos? Desliga os monitores de TV e do computador do “stand-by”? Tem atenção o rótulo de eficiência energética quando adquire um novo electrodoméstico? Quando vai às compras compra por impulso ou leva uma lista de compras? Prefere produtos com rótulos ambientais, biológicos, éticos ou de comércio justo?

Seja mais sustentável – clique aqui
Saiba mais sobre o teste da sustentabilidade de Águeda clicando aqui.

Advertisements
%d bloggers like this: