Teste 6: Um 5 em MOBILIDADE

Águeda comprometeu-se a utilizar menos o carro e a preferir os transporte alternativos, aumentando as viagens em transportes públicos, a pé ou de bicicleta. É necessário passar a usar veículos menos poluentes e desenvolver um plano de mobilidade urbana integrado e sustentável de forma a reduzir o impacto dos transportes sobre o ambiente e a saúde pública.

Águeda encontra-se a meio da viagem neste tópico. As deslocações para fora do concelho são só 14% das deslocações totais mas a falta de uma boa oferta de transportes públicos reduz o interesse da população para o seu uso, prevalecendo o uso do transporte individual motorizado. Estão disponíveis 36 km de trilhos pedestres, ao longo do Concelho e 34 km de ciclovias, no entanto a oferta de zonas pedonais nos núcleos urbanos ainda é reduzida.

E você, que nota acha que tem?
Desloca-se a pé ou de bicicleta para curtas distâncias? Utiliza transportes menos poluentes? Prefere deslocar-se para o trabalho/escola em transportes públicos? Sabe o que é a eco-condução? Já considerou a aquisição de um veículo eléctrico? Utiliza o comboio para ir a Aveiro? Já conhece os trilhos pedestres de Águeda? Costuma participar na semana europeia sem carros?

Seja mais sustentável – clique aqui
Saiba mais sobre o teste da sustentabilidade de Águeda clicando aqui.

%d bloggers like this: