Actividades do AparqA! alegram Alta Vila

Após cerca de três anos de actividades o AparqA! – Centro Criativo de Alta Vila não pára de dinamizar e organizar actividades que procuram educar, sensibilizar e ensinar de uma forma divertida.

Com todas estas iniciativas quem também ganha vida é o Parque da Alta Vila, um importante espaço verde bem no centro da cidade de Águeda e que, fruto do intenso trabalho dinamizado pela equipa do AparqA! e das entidades parceiras, assiste a afluências superiores a 500 visitas por semana.

Destaca-se o trabalho de parceria que a equipa do AparqA! tem vindo a realizar junto do Corpo Nacional de Escutas, da Universidade Sénior de Águeda, das Escolas Adolfo Portela e Fernando Caldeira e de outros Agrupamentos de Escolas de Águeda. As actividades, agrupadas em formação/laboratório e jogos/percurso, permitem que Águeda melhore o seu desempenho de sustentabilidade ao nível das actividades culturais e lúdicas disponíveis, bem como da promoção dos espaços verdes locais.

Algumas das iniciativas desenvolvidas…

Fábrica de Jogos
Uma nova edição para o laboratório de formação em torno de ferramentas criativas para o ensino – Fábrica de Jogos – está prevista para Dezembro. Encontrando-se já à espera um grupo de educadores do agrupamento de escolas de Águeda.

Universidade Sénior
A parceria com Universidade Sénior de Águeda movimenta mais de 100 visitas por semana, entre aulas e clubes, parte orientadas e parte de apoio logístico.
Uma das sessões mais marcantes dos últimos tempos foi dedicada à construção de cordofones, reciclando tudo o que estava ao dispor, resultando numa animada festa de experimentação e de cantoria.

Orientação, Assalto ao Castelo e Floresta de Jogos
Os professores de Educação Física da Escola Fernando Caldeira têm trazido os seus alunos para o Parque de Alta Vila, movimentando cerca de 400 alunos por semana, em actividades de Orientação, Assalto ao Castelo, Floresta de Jogos, entre outros.

Ludoteca e Criação de Jogos
Com alguma regularidade vão também sendo realizadas actividades no âmbito da Ludoteca – Alto Jogo. Este é uma espécie de clube onde se vão encontrando jogadores e curiosos. Os jogos disponíveis vão desde os tradicionais aos inventados ou adaptados no próprio Parque (Castelorium, assalto ao castelo, corrida de lagartas, a ponte, tasso gigante, QuicKube, etc..)
Orquestra de percussão e outros laboratórios musicais
Em parceria com a d’Orfeu arrancou com mais um projecto alternativo que futuramente habitará o Parque da Alta Vila, a Orquestra de Percussão. Resultado da sequência de descobertas em vários laboratórios de experimentação musical alternativa desenvolvidos pela Lud in aqui e fora de Águeda.

Para saber mais sobre o AparqA! clique aqui.

%d bloggers like this: