Águeda no Quadro de Referência para Cidades Sustentáveis

Pré-seleccionada para o grupo de oito cidades de referência, ao nível nacional, pelo Quadro de Referência para Cidades Sustentáveis, Águeda poderá vir a ser finalista deste projecto europeu que pretende monitorizar as cidades em termos de estratégias e projectos de desenvolvimento urbano sustentável.
Para esta selecção contribuíram, entre outros factores, a experiência adquirida com a Agenda 21 Local e a vontade do município em continuar a abordagem ao desenvolvimento urbano sustentável.

O Quadro de Referência para Cidades Sustentáveis é uma ferramenta disponibilizada via Web e desenvolvida com o objectivo de apoiar as cidades a preparar, monitorizar e avaliar estratégias e projectos de desenvolvimento urbano sustentável.

Em Portugal a selecção das cidades é realizada pela Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano (DGOTDU), com a colaboração do Grupo de Apoio Nacional, Até final do ano serão reveladas as três finalistas nacionais, na lista de oito pré-candidatas além de Águeda encontram-se Chaves, Alcanena, Arouca, Barreiro, Maia, Serpa e Viana do Castelo.

Ao todo, serão seleccionadas 50 a 70 cidades-teste, entre uma a cinco cidades por Estado Membro. A nível europeu, a selecção final das cidades-teste será aprovada pelo Urban Development Group, representando os 27 Estados Membros, e pelas redes europeias de autoridades locais, como a Eurocities e CEMR.

%d bloggers like this: