Projeto Rios

A Câmara Municipal de Águeda convida à adoção de um troço de rio ou ribeiro

A água é um elemento essencial à vida, desempenhando um papel fundamental nos ecossistemas, em particular no que diz respeito aos sistemas aquáticos e ribeirinhos. No entanto, o elevado crescimento demográfico, associado a práticas pouco sustentáveis na exploração dos recursos, tem colocado em causa o bom estado biofísico dos ecossistemas associados e, num caso extremo, a própria disponibilidade da água para consumo humano e dos demais seres vivos.

O Projeto Rios, procurando acompanhar os objectivos apresentados na Década da Educação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, contribuir para a implementação da Carta da Terra e da Directiva Quadro da Água, enquadra-se ainda no âmbito de outras iniciativas que o Município de Águeda tem desenvolvido com vista à preservação dos recursos hídricos e, em particular do recurso natural Água, fomentando a participação social.

Compreendendo a importância desta iniciativa, a Eco-Escola EB 2/3 de Valongo do Vouga é a primeira escola de Águeda a adotar um troço de rio. Os alunos, professores e demais comunidade escolar e civil envolvidos no projeto disponibilizam-se a monitorizar um pequeno troço de 500 m do rio Marnel, contribuindo ativamente para a preservação do bom estado do mesmo, quer no que diz respeito à qualidade da água, da biodiversidade, da sensibilização da população para este importante recurso, como também enquanto vigilantes activos da Natureza.

O Município de Águeda, juntamente com o Projeto Rios, visa “unir pessoas e rios”.

 O Projeto Rios

O Projecte Rius foi lançado na Catalunha pela “Associación Habitats para Projecte RIUS Catalunya” em 1999.

O Projeto Rios chegou a Portugal em 2006 através da Associação de Professores de Geografia (APG), a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), a Liga para a Protecção da Natureza (LPN) e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Actualmente, a ASPEA e a LPN são as entidades responsáveis pela coordenação do Projeto.

 O Projeto Rios em números

– 217 grupos inscritos de 77 municípios;

– total de 6 mil participantes e mais de 24 mil pessoas envolvidas;

– 228 monitores do Projecto Rios em 14 cursos de formação.

 Público-alvo

Todos podem participar, nomeadamente:

– Municípios; Empresas; Escolas (desde o ensino pré-escolar até à Universidade); ATL; Grupos de escuteiros; Associações/Grupos culturais, pescadores, agricultores, caçadores; Lares de 3ª idade; Grupo de amigos; Famílias; Grupos de pressão; População em geral.

 Prémio – Menção Honrosa nos Green Project Awards de 2009

Veja mais

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: