beAgueda – BICICLETAS ELÉTRICAS DE ÁGUEDA: 15 MIL KM NUM ANO!

Lançado a 8 de junho de 2011, o projeto beAgueda: bicicletas elétricas de utilização gratuita de Águeda, faz a análise a um ano de utilizações com mais de 15 mil km percorridos por cerca de 150 utilizadores, e cerca de 2 ton de CO2 não emitidos.

Considerado como um projeto inovador e com potencial de replicação noutras cidades europeias, o projeto beAgueda teve o seu primeiro reconhecimento no Congresso Anual da associação europeia Energy-cities, em Zagreb. São várias as particularidades que fazem do beAgueda uma referência em diversos setores: o facto de a bicicleta elétrica permitir deslocações mais rápidas na cidade/concelho e sem grande esforço, mesmo nas ruas com maior declive, bem como devido a ter uma utilização gratuita (o cidadão apenas paga um montante relativo ao seguro), torna a utilização da beÁgueda acessível a todos quantos queiram deslocações seguras, rápidas e mais sustentáveis na cidade.

Desde o seu lançamento, apadrinhado pelo ciclista Joaquim Gomes e o Aguedense Eng.º Paulo Rodrigues, o beAgueda foi já apresentado em diversos congressos, entre estes a Conferência Europeia de Transportes (Glasgow) e, mais recentemente, o IX Congresso Ibérico “A bicicleta e a cidade” (Murtosa). Presentemente, o município de Águeda prepara a apresentação do projeto beAgueda, e da Agenda 21 Local de Águeda, para o Congresso Mundial do ICLEI, preparatório da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – Rio+20.

Gil Nadais, edil Aguedense, faz um balanço positivo do projeto: “os dados falam por si: ao fim de um ano ter cerca de 150 utilizadores que já percorreram 15 545 km de bicicleta, é um bom indicador!”. Refere ainda que o “projeto é um caso de estudo ao nível da Comissão Europeia, que promoveu recentemente, em Águeda, filmagens acerca de diversos projetos que desenvolvemos, e o beAgueda foi um deles!”.

Em conformidade com o no 3.º Compromisso de Águeda com a Sustentabilidade – Melhorar a mobilidade-, o Município procura privilegiar o uso da bicicleta, a circulação a pé e em transportes públicos, encorajando desta forma a utilização de veículos menos poluentes e, como tal, a adoção de modos de vida mais saudáveis, amigos do ambiente e do espaço público. A entrar numa nova etapa, em breve o Município apresentará novidades no beAgueda!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: