Pateira de Fermentelos: ações de sensibilização para a conservação da natureza e biodiversidade

Decorrem naquela que é considerada uma das maiores lagoas naturais da Península Ibérica, diversas atividades de interpretação ambiental, realização de percursos pedestres, construção de ninhos, observação da avifauna, canoagem, entre outras atividades que procuram dar a conhecer todo o ecossistema desta importante zona húmida Aguedense.

Conhecer para agir é neste sentido que, durante todo o ano, o Município de Águeda promove o acompanhamento e dinamização de ações de educação para a sustentabilidade, onde se incluem temáticas como a biodiversidade, a preservação ambiental, a recuperação de espaços naturais. A Autarquia procura junto dos diversos públicos, em particular dos mais novos, fomentar a cidadania ativa e a adoção de práticas e comportamentos mais amigos do ambiente, na perspetiva de que os mais novos conheçam o território Aguedense, os seus valores naturais e culturais e tenham, desde cedo, um papel ativo e determinante na sua conservação e valorização.

Recentemente estiveram na Pateira três grupos da ProBranca, que exploraram o trilho pedestre, interpretaram aspetos da fauna, flora e geologia da zona, conheceram um pouco das tradições locais, construíram ninhos e, numa parceria com a ARCOR, praticaram canoagem. Como resultado desta experiência, jovens e educadores ficaram mais conscientes do seu papel na preservação dos ecossistemas, em particular o lagunar, e prometeram voltar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: