A Convenção de RAMSAR reconhece a nível mundial as áreas que, devido aos seus ecossistemas naturais, culturais e sociais, são fundamentais para o equilíbrio das regiões e que importa preservar e valorizar. Com a Classificação da Lagoa da Pateira de Fermentelos e da Ribeira do Vascão passaram a ser trinta os Sítios designados em Portugal no âmbito da Convenção Internacional de Ramsar para a proteção das zonas húmidas, abrangendo um total de 132.471 hectares.
A classificação da lagoa da Pateira foi formalmente anunciada nas margens da lagoa, a 1 de fevereiro, em conferência de imprensa pelo Presidente da Câmara de Águeda, Gil Nadais, e pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), representado por João Carlos Farinha. O Município de Águeda foi promotor da candidatura, que abrange ainda o vale do rio Cértima, a montante da Pateira, e as várzeas do rio Águeda que com ela comunicam, num total de 1.559 ha.
A designação de zona húmida engloba diversos ecossistemas relacionados com uma grande variedade de ambientes extremamente dinâmicos com características biológicas, físico-químicas e geomorfológicas que interagem entre si. Estas áreas, tanto em zonas costeiras como de zonas mais interiores, têm como principal característica o facto de serem inundáveis permanente ou temporariamente, zonas que albergam uma elevada e específica biodiversidade representando ecossistemas que, devido à sua multifuncionalidade, são fundamentais para o equilíbrio das regiões. Estas áreas que oferecem uma grande variedade de paisagens, usos e atividades, estão entre os ecossistemas mais produtivos contudo, em simultâneo, apresentam-se também como os mais vulneráveis à ação e intervenção antrópica, encontrando-se entre os mais modificados e ameaçados, colocando em perigo as funções ecológicas que desempenham e o suporte à vida e atividade antrópica.
A lagoa da pateira viu assim reconhecidos os seus valores naturais e conservacionistas, ficando no mapa internacional das Zonas Ramsar, muito procuradas por turistas ligados sobretudo ao turismo em natureza.
A Convenção sobre Zonas Húmidas constitui um tratado intergovernamental adotado em 2 de fevereiro de 1971 na cidade iraniana de Ramsar e foi o primeiro dos tratados globais sobre conservação, contando atualmente com 164 países contratantes, em todos os continentes. Portugal ratificou a Convenção Ramsar em 1980.
Saiba mais sobre a Convenção de RAMSAR
Conheça quais as àreas Portuguesas classificadas como Zonas Húmidas de Importância Internacional
Filed under: Águeda 21 |
Deixe uma Resposta