Inserido no tema da Semana do Ambiente e Sustentabilidade 2013, promovida pelo Município de Águeda, decorreu no passado dia 13 de junho, o workshop “Desperdício Alimentar: impacto no ambiente, saúde e economia”, bem como a apresentação do livro “Cascas, talos, folhas e outros tesouros nutricionais” do nutricionista Alexandre Fernandes (já apresentado em vários programas de TV, sendo o autor presença regular na TV com receitas deste livro).
Na Quinta Biológica da Terra, Aguada de Baixo, os cerca de 30 participantes aprenderam como, do que normalmente é enviado para o lixo – talos de agriões, e restos de outros vegetais-, se faz um saboroso paté.
Houve espaço para perguntas e respostas, troca de ideias, truques de poupança de alimentos desde a preparação até ao que sobra depois de confecionado. Entre o público estiveram responsáveis pela gestão de cantinas, cozinheiras, responsáveis de instituições, cidadãos interessados pelo tema e em melhorar o seu desempenho ambiental, económico e “doméstico”.
Paté de talos de legumes
(rende 50 – 60 porções)
Ingredientes
1 chávena de chá de talos de espinafres bem lavados e picados
1 chávena de chá de talos de agriões bem lavados e picados
1 embalagem grande de maionese
20 azeitonas descaroçadas
Pimenta moída na ocasião (q.b.)
Outros ingredientes:
Tostas
Utensílios:
– Varinha mágica
– Copo para triturar tudo
– Guardanapos
– Facas (várias)
– 2 Garfos
– 4 Colheres de sopa
Preparação
Triture todos os ingredientes até obter uma “pasta” homogénea. Em seguida ponha-o no frigorífico a arrefecer. Depois sirva bem frio.
Sugestão – diminua as calorias desta receita substituindo a maionese por maionese magra ou por iogurte natural não açucarado.
Filed under: Águeda 21 |
Deixe uma Resposta