Renovação da Certificação do Sistema de Gestão da C.M. Águeda, pela Norma NP EN ISO 9001:2008

SoniaNo passado mês de julho, uma equipa auditora da APCER – Associação Portuguesa para a Certificação, realizou uma auditoria de renovação da certificação, com a duração de quatro dias, com o objetivo de avaliar a adequabilidade, capacidade e eficácia do Sistema de Gestão (SG) da CMA em assegurar a melhoria contínua e o cumprimento dos objetivos e de todos os requisitos da norma de referência NP EN ISO 9001:2008.

Traços gerais, a equipa auditora concluiu que:

• Desempenho do sistema: A organização possui um SG estruturado e implementado de uma forma adequada, cumprindo com a generalidade dos requisitos da NP EN ISO 9001:2008.
Realça a valorização dada pela gestão da entidade relativamente ao sistema de gestão implementado e como o mesmo tem contribuído para alcançar a política e os objetivos estratégicos da organização.
Apresenta um nível de desempenho que vai de encontro às metodologias definidas, salientando-se o esforço evidenciado pelos colaboradores para cumprimento dos requisitos da norma de referência.

• Pontos fortes do sistema:
– Competência técnica dos entrevistados no decorrer da auditoria
– Desenvolvimento do Sistema de Gestão (integração de novos referencias – ISO/IEC 27001; implementação da metodologia GOOP – Gestão por Objetivos Orientada a Processos; autoavaliação EFQM “Recognized for Excellence”)
– Balanço do Sistema de Gestão 2012 (relatório anual)
– Desenvolvimento de projetos de apoio aos munícipes de acordo com o tipo de público-alvo (por exemplo: desempregados, contacto com a natureza, área das acessibilidades, empreendedores)
– Desenvolvimento da aplicação da MEDIDATA (por exemplo: integração com a gestão de objetivos / indicadores com visualização em DASHBOARD)
– Opção por aplicações informáticas sem custos (software livre e de código aberto, por exemplo: GLPI; Libre Office; QGIS)
– Digitalização de documentos em arquivo
– Parceria no controlo da legislação pelos Municípios do Baixo Vouga
– Manual de Acolhimento (versão eletrónica e em papel)
– Monitorização de pendentes (lista de prazos ultrapassados)

Na sequência da análise efetuada ao relatório desta auditoria de Renovação, a APCER informou a Autarquia de “que se consideram reunidas as condições necessárias à Renovação do Sistema de Gestão da Qualidade implementado na V. Organização”, no âmbito da GESTÃO AUTÁRQUICA.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: