Projeto ECOXXI – A avaliação da sustentabilidade municipal

IMG_4544Inspirado nos objetivos da Agenda 21, o prémio ECOXXI avalia através de um sistema de 21 indicadores e 65 sub-indicadores, as diversas componentes que constituem a sustentabilidade dos municípios: da gestão de recursos, à informação aos munícipes passando pela energia, mobilidade, floresta, resíduos, turismo, ordenamento do território, qualidade do ar e da água, agricultura sustentável, iniciativas locais de promoção do emprego, valoriza ainda questões como a cidadania e participação pública, o acesso à informação ou ao emprego, entre outros indicadores. Estes são avaliados por uma Comissão Nacional, compostas por diversas entidades que tutelam e intervêm em temas específicos.

No passado dia 16 de setembro, o Município de Águeda recebeu em Torres Vedras a sua quarta bandeira ECOXXI, um galardão que premeia os municípios que conseguem ficar acima dos 50% da pontuação máxima possível no índice ECOXXI. Este ano o município conseguiu obter uma classificação final de 84%, posicionando-se entre os três municípios mais pontuados a nivel nacional.

IMG_4534A melhoria contínua na avaliação do desempenho de Águeda, revela que a Autarquia está a executar um bom trabalho e contínua empenhada em obter níveis de excelência, quer no que se refere a boas práticas ambientais quer no que respeita às ações direcionadas para o desenvolvimento sustentado ao nível económico, social e ambiental, e onde Águeda fomenta ainda um ativo envolvimento e participação da população.

As candidaturas
IMG_4537Foram 32 os municípios candidatos a município ECOXXI 2013: Águeda, Alandroal, Albufeira, Aljezur, Amadora, Avis, Beja, Bragança, Caminha, Cantanhede, Cascais, Estarreja, Évora, Fundão, Golegã, Lagos, Lajes do Pico, Loulé, Loures, Lousã, Macedo de Cavaleiros, Maia, Manteigas, Mealhada, Oliveira do Hospital, Pombal, Santo Tirso, Sesimbra, Tavira, Torres Vedras, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Gaia.

Para se candidatar ao ECOXXI, o município fornece informação relativa a 21 indicadores e 65 sub-indicadores. Esta informação documentada é relativa às ações, atividades e políticas de sustentabilidade implementadas no ano anterior, é avaliada pelos júris que integram a Comissão Nacional, onde estão representadas cerca de 30 instituições.

O resultado da candidatura resume-se num Índice global percentual de políticas de sustentabilidade segundo o referencial ECOXXI.

Conheça melhor o Programa ECOXXI aqui!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: