Águeda distinguida como cidade de excelência pelo Jornal de Planeamento

beagueda1O Município de Águeda foi distinguido com o prémio “Cidade de Excelência” na II Edição do Jornal Planeamento e Cidades. A distinção surge na categoria de inovação, relativo ao projeto “Águeda, a caminho de uma Smart-city”.

A cerimónia contou com a presença do vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Centro (CCDRC), do diretor do Jornal Planeamento e Cidades e membro do Júri, bem como dos colaboradores da Câmara Municipal de Águeda, dado que este projeto é transversal a todos os serviços.

Na apresentação do prémio, Pedro Silva, do jornal Planeamento e Cidades, referiu que “o objetivo deste galardão é divulgar as boas práticas de requalificação dos espaços urbanos que apesar da crise persistem em se desenvolver no país”, referindo que “não foi com surpresa que Águeda teve o seu projeto «Águeda, a caminho de uma Smart-City» premiado na categoria Inovação”, já que segundo o próprio tem sido exemplo em áreas como a governança, a economia, a mobilidade (elétrica e suave), a inovação, e a habitabilidade urbana e as pessoas, revelando capacidade de “fazer e inovar”, sendo como tal merecedora do primeiro prémio.

O Presidente da Câmara, Gil Nadais, apresentou o projeto Smart-City que autarquia tem vindo a implementar, e que passa pela introdução de elementos diferenciadores com o objetivo de “pensar o território de uma forma inteligente, onde as tecnologias são colocadas ao serviço da governança, da mobilidade, da economia e do ambiente, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos munícipes”.

De recordar que também a Comissão Europeia, devido ao trabalho desenvolvido pelo Município no âmbito do Pacto de Autarcas, havia reconhecido Águeda como a potencial “primeira smart-city Portuguesa”.

Veja o vídeo de “Águeda: a primeira smart-city Portuguesa”

Saiba mais aqui.

O que é uma Smart-city?

Deixe um comentário