Município de Águeda em destaque na FITUR 2015

O Município de Águeda esteve presente na Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR) que terminou no domingo, dia 1 de fevereiro. O stand do Turismo de Portugal deu destaque aos chapéus de Águeda, decorando o espaço com chapéus de cortiça, numa clara alusão às ruas coloridas da cidade, ao AgitÁgueda e à sustentabilidade.

 .

Na feira, que decorreu de 28 de Janeiro a 1 de Fevereiro, o stand português viveu sob o mote da “partilha e celebração de bons momentos”, destacando uma “oferta turística contemporânea”, realçando os “festivais de Verão e arte urbana, gastronomia” ou “produtos portugueses que elevam a reputação do destino turístico”, como a omnipresente cortiça e os vinhos. A participação teve por pilares as sete regiões turísticas e estiveram presentes 47 empresas portuguesas, onde se incluiu, de Águeda, a Estalagem da Pateira.

.
Entre as atividades e atrações, contava-se um “selfiematon”, onde os visitantes podiam fotografar-se com cenários lusos, ou uma parede do stand a ser grafitada ao vivo (por Add Fuel, mote: “celebración”). Havia ainda reproduções de peças de arte de rua que podem ser vistas por cidades portuguesas, estando algumas ligadas a festivais artísticos.
Mas havia também muito mais cortiça para além do retrato real, incluindo várias peças de designers lusos e imagens de “Um vestido para Lady Gaga”, criação de Teresa Martins em cortiça folheada a ouro e prata, “oferecida a esta diva da pop e usada por ela na ArtRave que se seguiu ao seu concerto, em Lisboa, em 2014”.

.
A cortiça foi ainda rainha na “Cork Experience”, uma instalação com 30 chapéus abertos sobre parte do stand e que aludiam à “iniciativa Umbrella Sky Project, que levou a Águeda mais de 3 mil chapéus-de-chuva, durante o Festival AgitÁgueda”.
Conforme salientou Edson Santos, vereador do turismo do Município de Águeda “tratou-se de uma excelente promoção do concelho junto do mercado espanhol, um dos principais públicos que nos visita, bem como um ponto de encontro e realização de parcerias para projetos futuros”. A Câmara Municipal de Águeda aproveitou ainda a oportunidade para promover outros destinos do concelho, experiências ligadas ao Eco-turismo, bem como a doçaria tradicional, em particular os Pasteis de Águeda.

.
Com este stand e com uma participação massiva de empresas, Portugal pretendeu convencer este ano ainda mais espanhóis a visitar o país: a Espanha é o segundo mercado emissor “mais relevante para o turismo português” em termos de visitantes, com 1.353 milhões de turistas registados de Janeiro a Novembro de 2014, e o terceiro em dormidas (3.364 milhões). Segundo dados divulgados pelo Turismo de Portugal, os turistas espanhóis deixaram em Portugal, nos primeiros onze meses do ano passado, mais de 1.142 mil milhões de euros.

513400Foto: DR/Turismo de Portugal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: