Câmara Municipal de Águeda dinamiza ação de sensibilização na Escola Fernando Caldeira

A educação para uma cidadania sustentável e o desenvolvimento de valores relacionados com a responsabilidade ambiental das futuras gerações é uma aposta da Câmara Municipal de Águeda. Esta preocupação está patente na concretização de um número diverso de iniciativas e atividades que visam levar à população os desafios de pensar o nosso futuro, os caminhos possíveis e o rumo a seguir.

No passado dia 4 de fevereiro decorreu uma ação de sensibilização ambiental na Escola de Ensino Básico Fernando Caldeira – Agrupamento de Escolas de Águeda. Esta iniciativa foi desenvolvida no âmbito do Projeto Escolas Sustentáveis, da Agência para a Sustentabilidade e Competitividade. Foram selecionadas, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais e Cidadania, quatro turmas, entre as quais os alunos Ecovigilantes do 1º e 2º ciclos..

A Câmara Municipal de Águeda, a convite da Eco Equipa, do grupo Ecofcaldeira, apoiou a realização de uma sessão de educação ambiental. Uma técnica do Município deslocou-se até às instalações da escola, onde foi efetuada uma palestra, acompanhada por uma apresentação multimédia e audiovisual. Colocou-se junto dos alunos participantes nesta iniciativa o desafio de pensar temáticas relacionadas com a sustentabilidade ambiental e com a responsabilidade cívica, focando as matérias associadas com a redução na produção de resíduos e o tratamento adequado a dar aos detritos por cada um produzidos. As matérias abordadas vão ao encontro do Eco código “Sou Eco Cidadão” e, neste contexto, foi proposto levarem para as suas casas estas noções, nomeadamente a redução e valorização de resíduos..

O Município reconhece a importância de que se reveste a educação das novas gerações. Consequentemente e, tendo como mote a temática dos 5R e da gestão de resíduos, veiculou informação crítica, desafiando as crianças e jovens presentes a refletir acerca de matérias fundamentais para a construção de atitudes mais consentâneas com a preservação do ambiente e com o desenvolvimento de comportamentos que contribuam para a sustentabilidade. A ação desenvolvida enfatizou a responsabilidade individual, salientando o envolvimento de cada membro da sociedade para conseguirmos uma gestão eficiente de recursos.

Num segundo momento, foi desenvolvida uma dinâmica lúdico-pedagógica. O reforço dos conceitos debatidos foi conseguido pelo desenvolvimento de um jogo, no qual foram envolvidos alguns dos alunos participantes. O grupo de ecovigilantes do segundo ciclo do ensino básico teve oportunidade de observar, através desta atividade muito dinâmica e divertida, as consequências de uma exploração excessiva dos recursos naturais, sobre o meio ambiente e na sociedade humana. Facilitou o lançamento de pistas para uma tomada de consciência do impacte a longo prazo das atitudes coletivas, no que ao consumo desenfreado de recursos e ao tratamento dado aos resíduos diz respeito..

Ficou o repto lançado de serem, todos e cada um dos presentes, vetores de mudança para conseguirmos um presente mais equilibrado e um futuro mais sustentável.

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