PROJETO AGÊNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE E A COMPETITIVIDADE – REGIÃO DE AVEIRO PROMOVE SEGUNDAS SESSÕES DE EDUCAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NAS ESCOLAS DE ÁGUEDA

Decorreram nos dias 19, 20 e 23 de fevereiro, em diversas Escolas do Município de Águeda, as segundas sessões de educação e sensibilização para a sustentabilidade.

Alunos de cinco escolas do Ensino Básico do Município de Águeda (Escola Básica Fernando Caldeira, Escola Básica Professor Artur Nunes Vidal, Escola Básica 2/3 de Fermentelos, Escola Básica n.º 2 de Aguada de Cima e Escola Básica António Graça) receberam as segundas sessões de educação e sensibilização para a sustentabilidade. Estas ações de sensibilização enquadram-se no âmbito do projeto Agência para a Sustentabilidade e a Competitividade – Região de Aveiro.

A abertura deste segundo ciclo de sessões contou com a presença da Vereadora da Juventude e Educação, Dr.ª Elsa Corga. Nos dias 19, 20 e 23 de fevereiro, foram desenvolvidas dinâmicas lúdico-pedagógicas por uma equipa da BioRumo, acompanhadas por uma técnica da Câmara Municipal de Águeda.

As escolas receberam ações de educação e sensibilização ambiental, que culminaram com a realização do jogo “Com um pé na Sustentabilidade”, objetivando o reforço da componente pedagógica e científica da ação. Colocou-se à disposição dos alunos um jogo de chão de tipologia “Jogo da Glória”, composto por um tabuleiro gigante com várias casas e perguntas alusivas às temáticas Eficiência Energética e Hídrica, Resíduos, Alterações Climáticas e Conservação da Natureza. Esta atividade atua estrategicamente na abordagem da educação ambiental não formal, sensibilizando, estimulando e motivando todos os participantes, a comunidade escolar e, indiretamente, o agregado familiar para a aquisição de conhecimentos no âmbito das temáticas abrangidas e a colocá-los em prática.

Foi ainda distribuído entre as crianças participantes um dispositivo redutor de caudal, adaptável a torneiras ou chuveiros domésticos. Esta iniciativa visou sensibilizar as crianças, sendo vetores de transmissão junto das famílias, para a importância de fazermos uma gestão racional dos recursos em geral e dos recursos hídricos em particular. Foi também solicitado aos alunos presentes que, com ajuda dos seus pais ou encarregados de educação, preenchessem um inquérito que tem como objetivo recolher informação referente à eficiência energética e ao uso sustentável de recursos que se verifica entre as famílias, a nível do município, sendo esta mais uma iniciativa da Agência para a Sustentabilidade e a Competitividade da Região de Aveiro – ASC.

A ASC é um projeto para a Região de Aveiro, integrado na Rede Urbana para a Competitividade e a Inovação (RUCI), que tem por objetivo auxiliar as 11 autarquias da CIRA a contribuir para os objetivos nacionais e internacionais no domínio do desenvolvimento sustentável, dotando a região de um conjunto de práticas inovadoras, promovendo-a como uma Região de Excelência, dinâmica e competitiva, com práticas e metodologias diferenciadoras (para mais informações consulte: http://www.regiaosustentavel.pt). Simultaneamente visa capacitar as comunidades a criarem valor a partir da resolução dos problemas que ameaçam a sustentabilidade, sendo fundamental o papel das escolas para preservar/conservar o ambiente e educar para a sustentabilidade e cidadania.

Nova imagem1 OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: