Câmara Municipal de Águeda participa em ações de Sensibilização Ambiental, nas comemorações do Dia Mundial da Floresta e Dia Mundial da Água

A Câmara Municipal de Águeda participou nas comemorações do Dia Mundial da Floresta e do Dia Mundial da Água, visando sensibilizar a população escolar presente para a importância da preservação dos recursos, num contexto de conservação da natureza.

A Câmara Municipal de Águeda (CMA) esteve representada na palestra “Importância da Floresta no Equilíbrio Ambiental” decorrida no passado dia 18 de março no auditório da Escola Fernando Caldeira. Esta palestra esteve integrada nas comemorações do Dia Mundial da Floresta e da Árvore, celebrado a 21 de março.

Na sexta-feira, 20 de março, na EB 2,3 de Valongo do Vouga a CMA realizou uma sessão de sensibilização no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, sob o mote “Ela é pouca e está a acabar” e colaborou numa ação de sensibilização ambiental vocacionada para alunos do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico da Freguesia de Espinhel e Recardães, focado na temática da biodiversidade na Pateira de Fermentelos, no âmbito do Dia Mundial da Floresta.

Estiveram envolvidos nestas ações aproximadamente 350 alunos no seu conjunto, demonstrando o sucesso das iniciativas.

Os vaIMG_4985lores da conservação da natureza e preservação dos recursos naturais ganham relevância no panorama internacional. As matérias de cariz ambiental têm cada vez mais implantação na realidade da nossa sociedade. O Município de Águeda, fazendo eco deste novo paradigma, tem desenvolvido uma política orientada para o desenvolvimento sustentado.

No seguimento destes princípios estruturantes e consentânea com esta linha de ação, a autarquia dinamiza e colabora com a realização de diversas ações, junto das populações escolares, que visam o desenvolvimento de uma consciência ecológica, com particular atenção nas matérias da sustentabilidade ambiental.

A temática da eficiência hídrica perante um cenário de escassez de água a nível global, a valorização da floresta autóctone com os serviços ecossistémicos que lhe estão associados, a preservação da diversidade biológica, a divulgação de boas práticas coerentes com a preservação da natureza e seus recursos, destacando a cidadania responsável, foram questões transversais às diversas ações, conceitos que foram adaptados às diversas faixas etárias envolvidas.

A recetividade e envolvimento da comunidade escolar neste género de iniciativas são, por si só, uma prova da importância e relevância destas temáticas na sociedade em geral.

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