A Câmara Municipal de Águeda promove tertúlia de “Ecoturismo”, com a colaboração da Quercus

No passado dia 20 de março, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, o Município promoveu o encontro entre a população e conservacionistas da Quercus, numa tertúlia realizada no Posto de Turismo de Águeda.

O Sr. Vereador, Dr. Edson Santos, salientou que a sensibilização para valores relacionados com a conservação da natureza e dos recursos naturais é uma temática privilegiada pela Câmara Municipal de Águeda, assim como a aposta no ecoturismo. Esta preocupação está patente na concretização de diversas iniciativas e projetos que visam levar à população os desafios de pensar o futuro, os caminhos possíveis e o rumo a seguir.

A partir das 18h30 foi possível assistir à apresentação realizada pelo biólogo Nuno Forner, da Quercus, onde foram abordados temas como a importância da conservação dos recursos naturais, assim como os conceitos de serviços dos ecossistemas e biodiversidade, entre outros.

Salientou-se as potencialidades que existem na nossa região para o desenvolvimento do turismo da natureza e do ecoturismo, com os benefícios em termos económicos que advêm da implantação destes circuitos, para as populações locais.

Este tipo de turismo promove a preservação das condições existentes uma vez que o seu impacto no meio ambiente tende a ser muito inferior ao do turismo tradicional.

No final da sessão houve um espaço de diálogo, em que foi possível uma troca de ideias e experiências muito valiosas relacionadas com a temática estruturante.

Foi destacada pelos presentes potencialidades que Águeda tem e que podem transformar o concelho num destino de eleição e excelência para os praticantes das modalidades de turismo natureza, ecoturismo ou turismo aventura. A prática de diversas atividades peculiarmente atrativas para este público alvo (entre as quais podemos citar canoagem, pedestrianismo, cicloturismo, arborismo, passeios equestres, birdwatching, expedições botânicas, entre outras) pode beneficiar das excecionais caraterísticas existentes.

Presentemente o ecoturismo encontra-se em franca expansão a nível mundial, calculando-se a sua taxa de crescimento em mais de 50%. A Organização Mundial de Turismo (organismo pertencente à ONU) estima que esta vertente de turismo será responsável por mais de uma quarta parte das viagens e deslocações turísticas a nível global já no final desta década.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: