Águeda comemorou o Dia da Terra

No dia 22 de abril de 2015 comemorou-se em todo o Planeta, o Dia da Terra, um dia no qual, se procura consciencializar a população para os problemas ambientais e para a necessidade de preservar a natureza. Pelo sétimo ano consecutivo, Águeda aderiu à iniciativa, sob o lema “365 são os dias que a Terra nos oferece. Os Aguedenses dedicam-lhe pelo menos um!”.

 .

Neste dia, realizaram-se várias atividades em todo o concelho manifestando o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra. .

 . .
As comemorações foram marcadas por uma “Caminhada da Sustentabilidade” onde participaram cerca de 200 membros da Escola Básica 2,3 Fernando Caldeira, Escola Secundária Adolfo Portela e Escola Básica das Chãs, valorizando os benefícios da mobilidade suave, a importância da redução das emissões de CO2 e a sensibilização para as alterações climáticas. Na Praça do Município, uniram-se num cordão humano, representando a sinergia das Eco-Escolas motivando todos os cidadãos para o trabalho em conjunto para o bem comum e a preservação do Planeta. Encontram-se em exposição na Câmara Municipal um conjunto de Árvores 3D construídas com materiais reciclados, onde estão colocados os EcoCódigos/mensagem de sustentabilidade trazidos pelas crianças e jovens na caminhada.

 .
Neste mesmo dia, decorreu uma Palestra sobre a Agricultura Biológica e plantas aromáticas na Escola Secundária Adolfo Portela, com o objetivo de divulgar a forma de produção agrícola sem utilização de fertilizantes químicos nem pesticidas de síntese, recorrendo a técnicas e produtos que permitem o desenvolvimento de uma agricultura suficientemente produtiva e sustentável a longo prazo, sem que para isso seja necessário afetar o ambiente e a saúde humana.

 .
No âmbito da comemoração do Dia da Terra e do programa Eco-Escolas da EB 2,3 de Valongo do Vouga, a Casa do Ambiente da ERSUC deslocou-se até Valongo do Vouga, onde permaneceu em exposição de 20 a 24 de abril. Estas ações têm a finalidade de sensibilizar os cidadãos, particularmente os mais jovens, para a necessidade de aproveitar, reutilizar e reduzir a produção de resíduos sólidos urbanos (RSU), especialmente os recicláveis tais como cartão/papel, embalagens metálicas, de plástico e de vidro.

 .
No dia 29 de abril, as crianças do Instituto Duarte Lemos vão realizar uma sementeira de milho antigo em Macieira de Alcôba, junto à Igreja Paroquial de São Martinho com a finalidade de consciencializar os cidadãos para práticas agrícolas ambientalmente sustentáveis, mas também para que os alunos possam adquirir conhecimentos de práticas culturais e tradições agrícolas da nossa região.

 .

Dia_da_Terra_1_725_999

Uma resposta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: