Autarquia de Águeda inicia Orçamento Participativo 2015/2016

No dia 4 de maio o Presidente da Câmara Municipal de Águeda deu a conhecer a metodologia e o calendário para a edição 2015/2016 do Orçamento Participativo de Águeda (OP-Águeda) e apresentou a Plataforma Participativa http://orcamentoparticipativo.cm-agueda.pt desenvolvida pela Wiremaze.

Gil Nadais referiu acreditar “que este processo de Democracia Participativa, voluntária poderá contribuir para além da priorização e definição de investimento, até ao valor de €500.000, para a qualificação do diálogo entre cidadãos e eleitos, adequando as decisões às necessidades e expectativas de ambos, integrando preocupações pessoais e o bem-estar coletivo; mas também a avaliação do trabalho realizado pela Câmara Municipal, contribuindo para a transparência e boa gestão do território”.

O calendário inicia-se com a recolha das propostas através da Plataforma Participativa, email (opagueda@cm-agueda.pt) e correio postal, mediante o preenchimento de um formulário próprio que pode ser adquirido no site do Orçamento Participativo ou no GAM – Gabinete de Atendimento ao Munícipe, de 4 a 15 de maio. Segue-se um período de pontuação pública, entre 18 e 31 maio, onde as pessoas podem identificar as 5 propostas prioritárias para o concelho, que devem passar à fase de análise técnica.

De 18 de maio a 5 de junho, inicia-se a recolha de propostas presenciais, nas Sessões Participativas que se vão realizar nas 11 freguesias/uniões, pelas 21 horas. Estas sessões funcionam por mesas de consenso, onde será feita a recolha das propostas, o levantamento das preocupações e a priorização das opções, no que respeita às áreas de intervenção municipal.

De maio a agosto decorre a fase de análise técnica das 42 propostas e publicitação da lista das propostas finalistas, que será sujeita a contraditório por um período de 10 dias. Durante o mês de setembro as propostas serão colocadas a votação- presencialmente e online – onde cada cidadão tem direito a 2 votos.

As propostas mais votadas, até ao limite de €500.000 serão integradas no GOP 2016.

Podem participar no OP-Águeda, cidadãos com 16 ou mais anos, naturais ou residentes no concelho de Águeda. Para mais informações sobre as condições de participação consulte a plataforma: http://orcamentoparticipativo.cm-agueda.pt ou solicite pelo email opagueda@cm-agueda.pt

OP-logo_vers_o_final_1_725_999.

Saiba mais em http://www.cm-agueda.pt/frontoffice/pages/48?news_id=799#.VUyIKPC1Qng

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: