Com o verão a chegar ao fim, é tempo de preparar as Jornadas Voluntárias de outono no Cabeço Santo. Prevê-se um ambicioso plano com um programa variado e volumoso, novos motivos de interesse e muito que fazer em perspetiva, espera-se uma adesão expressiva dos voluntários.
Em primeiro lugar vão-se iniciar os trabalhos nas novas áreas de intervenção do projeto que ainda estão em fase de apresentação. E nessas áreas uma das novas abordagens a aplicar é a técnica das bolas de sementes. Para o efeito, já se iniciou a recolha de sementes dos frutos que foram amadurecendo. Essa poderá ser ainda uma das ações a empreender na primeira jornada da época, em particular com a apanha de bolotas. Da maior parte dos frutos é ainda necessário efetuar um trabalho de extração das sementes, que está já a ser feito também. Depois, lá para meados do outono, realiza-se a manufatura das bolas e o seu lançamento no campo.
Os trabalhos dedicados ao controlo da vegetação invasora continuarão a realizar-se numa área onde, no espaço de dois anos se espera que, praticamente apenas com trabalho voluntário, uma área interessante e difícil seja alvo de uma evolução bem visível no que toca à regressão da vegetação invasora e à evolução da vegetação nativa.
Prevê-se a realização de cinco jornadas voluntárias. São as seguintes as datas:
- 19 de setembro
- 10 de outubro
- 31 de outubro
- 21 de novembro
- 12 de dezembro
Como sempre, as jornadas arrancam em Belazaima do Chão, pelas 9:00 e prolongam-se até às 17:00.
Dado que oferecem o seu trabalho voluntário, os voluntários terão direito à alimentação e a um certificado de presença.
Pode haver a possibilidade de assegurar o transporte dos voluntários no caminho entre Aveiro, Águeda e Belazaima do Chão.
Os voluntários devem inscrever-se através do telefone 966551372 ou do e-mail cabsanto@gmail.com.
Para mais informações visite o blogue do Projeto Cabeço Santo em https://ecosanto.wordpress.com/ ou a página na rede social Facebok https://www.facebook.com/Cabe%C3%A7o-Santo-144835198900469/timeline/.
Filed under: Águeda 21 |
Deixe uma Resposta