Participação Pública para o Futuro Parque Urbano de Águeda

A Câmara Municipal de Águeda realizou uma conferência de imprensa para apresentação do processo de participação pública, com a duração de três meses, para recolha de propostas dos cidadãos e especialistas para o Parque do Alta Vila na sua interligação com o Rio Águeda e o futuro Parque Urbano.

O Alta Vila é uma referência concelhia, pela sua localização e caraterísticas representativas de uma época da nossa história, mas também pela relação afetiva e memória coletiva que os Aguedenses possuem por este Parque.

Se o Alta Vila tem a dimensão de uma quinta, o Parque Urbano tem a dimensão de 40 campos de futebol, pelo que se pretende criar um espaço verde com uma área superior a 400.000,00 m2 e que será um cartão-de-visita para quem vive, trabalha ou visita o concelho de Águeda. Já em 2013, a autarquia implementou o projeto “O Parque e a Cidade” no âmbito das ações de Regeneração Urbana e promoveu um conjunto de conferências e workshops multidisciplinares, no sentido de aproximar a cidade e as pessoas do Parque.

Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, referiu que “na sequência da intempérie que assolou o Parque do Alta Vila em 2013, este ficou danificado, exigindo uma intervenção de fundo. Neste sentido, queremos que os potenciais utilizadores apresentem as suas propostas, para que em conjunto possamos construir um Parque Urbano, com e para as pessoas.”

As sugestões e propostas podem ser enviadas através dos seguintes meios:
– Correio Eletrónico: euparticipo@cm-agueda.pt 
– Plataforma de Discussão Pública: http://euparticipo.cm-agueda.pt/ ;
– Via CTT: dirigido para Câmara Municipal de Águeda, Praça do Município, 3754-500 Águeda;
– Entregue em mão: Posto de Turismo e no Gabinete de Atendimento ao Munícipe.

Junto ao Posto de Turismo está uma tenda com o mapeamento da área a intervir, onde pode registar as sugestões.

Simultaneamente, vai ser apresentado um Concurso de Ideias em colaboração com a ESAP – Escola Superior Artística do Porto para que Gabinetes de Arquitetura apresentem propostas para o futuro Parque Urbano da Cidade, cujo processo de votação está previsto para o mês de março de 2016.
As propostas vencedoras serão reformuladas com base nas sugestões que vierem a ser recebidas pelos cidadãos durante a fase de participação pública.

Gil Nadais, na conferência de imprensa para apresentação do período de participação pública, deixou o repto ” à participação dos munícipes, arquitetos e especialistas para fazerem do Parque Urbano de Águeda uma referência, pela qualidade dos espaços para usufruto das pessoas de todas as idades, quer pelas soluções de arquitetura que apresentam”.

Participac_a_o_Pu_blica_para_o_Futuro_Parque_Urbano_de_A_gueda_1_725_999

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: