Escolas Sustentáveis: sessão de sensibilização aos alunos da EB Fernando Caldeira

O Município de Águeda dinamizou no dia 24 de fevereiro uma sessão e atividade dinâmica de sensibilização ambiental para 150 alunos e 10 professores da Escola Básica Fernando Caldeira.

No âmbito do projeto Escolas Sustentáveis, e do eco-escolas, o Município de Águeda tem dinamizado diversas atividades junto das escolas do concelho., envolvendo neste ano letivo já mais de 460 alunos dos vários agrupamentos. As sessões são dinamizadas por técnicos do Município ou outros especialistas convidados pela Câmara Municipal para enriquecer estas sessões teóricas e práticas. Têm sido abordados temas que vão desde os resíduos, à biodiversidade, energia, eficiência hídrica, entre outros.

A sessão que decorreu no dia 24 de fevereiro na Escola Básica Fernando Caldeira, foi dinamizada por três técnicos do Município e mobilizou cerca de 150 alunos (do 1.º ao 3.º ciclo) na discussão sobre a importância dos ecossistemas e habitats naturais e artificiais, com particular destaque para a importância das zonas húmidas concelhias: Pateira de Fermentelos, várzeas dos rios Águeda e Cértima e o rio Vouga.

Abordou-se a biodiversidade que ocorre nestas áreas, destacando-se o valor associado aos ecossistemas de zonas húmidas, explorando as funções que estes desempenham, e que se traduzem nos mais diversificados benefícios para os seres humanos – os serviços ecossistémicos – que passam pela qualidade da água e do solo, regulação da temperatura, suporte da diversidade biológica, ciclo dos nutrientes, entre outros fundamentais para a sobrevivência dos seres humanos.

A complementar a palestra realizou-se uma dinâmica lúdico-pedagógica, que mobilizou os alunos num jogo de sustentabilidade relacionando conceitos e aprendizagens com situações reais.

Jorge Almeida, Vice-Presidente do Município salienta que, “mais uma vez o Município de Águeda incentivou e contribuiu para a criação e consolidação de uma consciência cívica de responsabilidade ambiental, visando a sustentabilidade da nossa sociedade e a preservação dos recursos e habitats para as gerações vindouras”.

As próximas sessões estão agendadas para 2, 9, 16, 17 e 18 de março, noutras escolas do concelho. Para mais informações dv-as@cm-agueda.pt.

IMG_9675

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: