Profissionais partilham experiências e conhecimentos nas Jornadas Europeias do Turismo

Jornadas_de_Turismo_1_1280_720

A segunda semana do AgitÁgueda Art Festival ficou marcada pelas Jornadas Europeias do Turismo e o Encontro de Técnicos de Turismo, que juntou alguns especialistas ligados ao setor e mais de uma centena de participantes.

A sessão de abertura das segundas Jornadas Europeias de Turismo e do primeiro Encontro de Técnicos de Turismo, no dia 8 de julho, contou com a presença do Presidente da Autarquia, Gil Nadais, da Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro – CCDRC, Ana Abrunhosa, e do Presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado.

Em Águeda reuniram-se 150 participantes, provenientes de vários pontos do país, mas também de Espanha e de Cabo Verde, assim como diversos especialistas do setor. Nestes dois dias foram debatidas e partilhadas as melhores práticas do setor turístico, sendo que os casos de sucesso de outros Municípios, vistos como uma referência na promoção Turística, foram um dos pontos fortes do programa.

O Presidente da Câmara Municipal de Peniche, António Correia, fez uma intervenção sobre o impacto do surf naquele Município, tanto a nível económico como social. O Autarca evidenciou que Peniche deixou de ser um destino só de verão e que o surf os ajudou a ganhar um novo fôlego, recebendo cada vez mais turistas e visitantes. Esta realidade ajudou a desenvolver a economia local, com o aumento dos espaços hoteleiros, lojas, escolas da modalidade e inovações ligadas à energia das ondas.

O Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Águeda, Edson Santos, apresentou o evento AgitÁgueda Art Festival – distinguido em março com o prémio “Melhor Promoção Turística dos Festivais de Portugal” – referindo que “Águeda já é uma referência Nacional e Internacional, no que toca a promoção turística” reconhecendo que “o percurso não é fácil, mas estamos no caminho certo”. Edson Santos frisou a forma como “o AgitÁgueda envolve todo o Concelho, aproximando toda a comunidade”. Este reconhecimento aumenta o desafio de ano para ano, pois “queremos sempre fazer algo de novo, de forma a surpreender quem nos visita pela primeira vez, quem já é repetente, mas também os Aguedenses”, reconheceu.
O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira, foi o exemplo exposto pelo Vereador do Turismo Câmara Municipal, Gil Ferreira. Festival que já conquistou um estatuto de peso no panorama Nacional e Internacional das artes de rua, espelhando a estratégia cultural deste Município.

Falou-se também sobre Turismo Acessível “Turismo para Todos”, com a presença de representantes da Câmara Municipal da Lousã, da ARCIL – Associação para a Recuperação dos Cidadãos Inadaptados da Lousã, da ENAT – European Network for Accessible Tourism, Perfil – Psicologia e Trabalho e da Universidade de Salamanca (Espanha). De forma a sensibilizar os presentes, a ARCIL trouxe uma cadeira anfíbia – que permite o transporte de pessoas com mobilidade condicionada até à água – e uma cadeira Joelette. Esta última foi concebida para passeios familiares e utilizações desportivas, permitindo, por exemplo, a prática de percursos pedestres e o acesso a áreas montanhosas, a todas as pessoas com mobilidade reduzida. Desta forma, com o auxílio de dois acompanhantes, podem desfrutar do contato com a natureza.

O Encontro de Técnicos de Turismo realizou-se no fim do primeiro dia, momento dedicado à troca de experiências e à partilha de conhecimentos. A ocasião permitiu que os profissionais distribuíssem material promocional dos Municípios que representavam, assim como a visualização de vídeos promocionais.
As jornadas contaram com a presença de operadores turístico, de profissionais de hotelaria e restauração, mas também académicos e representantes de outros municípios.
O encerramento ficou a cargo do Presidente da Autarquia de Águeda que agradeceu a presença de todos os participantes e oradores, assim como os convidou a “usufruir da programação do AgitÁgueda”. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de assistir a uma performance artística que decorreu no coração da cidade e em pleno ambiente AgitÁgueda.

A semana foi recheada de vários concertos, espetáculos de rua e contou com o Campeonato Nacional de Enduro. O palco principal recebeu a banda britânica Gene Loves Jezebel, no dia 8, Cock Robin, no dia 9, e à Banda Nova de Fermentelos, juntou-se André Sardet, a fadista Ana Laíns e a mestria do acompanhamento ao piano de Abel Chaves, no dia 10. O Festival AgitÁgueda Art Festival continua até o dia 24 de julho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: