Águeda adere à Hora do Planeta 2017

HoraSi_mbolo_1_725_999

A “Hora do Planeta” é uma iniciativa global ambiental em parceria com a WWF que começou em 2007 em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as mudanças climáticas.

Em 2016 foram mais de 110 municípios que participaram nesta iniciativa, sendo hoje considerada como a maior campanha ambiental do mundo, mobilizando milhares de milhões de pessoas em mais de 8.000 cidades e vilas em 178 países e territórios incluindo Portugal.

Indivíduos, empresas, governos e comunidades são convidados a desligarem as suas luzes durante uma hora no sábado, dia 25 de março de 2017 às 20h30 para mostrarem o seu apoio à ação ambientalmente sustentável.

No âmbito da evolução da campanha “Hora do Planeta” e do conceito ‘faltam 60 noites para a Hora do Planeta’, o Município de Águeda compromete-se desligar por 60 minutos, durante a Hora do Planeta, e prolongando para o fim-de-semana, a iluminação exterior de edifícios municipais, em particular do edifício dos Paços do Concelho, Posto de Turismo e Piscinas Municipais, tratando-se de uma ação importante e simbólica, à qual o município adere devido às suas preocupações ambientais e de promoção da eficiência energética.

Gil Nadais, edil Aguedense, “convida ainda todos os cidadãos, empresas, entidades a simbolicamente aderirem a esta ação” mas também a “implementarem soluções e comportamentos que promovam uma maior poupança energética nas suas casas, instituições, empresas”.

Águeda e a eficiência energética

O Município de Águeda no âmbito dos compromissos de sustentabilidade assumidos, nomeadamente na área da eficiência energética, tem promovido algumas intervenções na rede de iluminação pública e em diversos edifícios municipais, de forma a melhorar a gestão destes, promover a eficiência energética e, como tal, obter reduções ao nível dos consumos energéticos. Com vista a contribuir para a redução da fatura energética de vários edifícios municipais, o Município de Águeda instalou recentemente mais 11 unidades de produção de energia para auto consumo (UPAC).

Com esta medida além de se obter uma redução do consumo energético e correspondente diminuição de custos com a fatura energética de cada edifício, obtêm-se igualmente reduções das emissões de CO2 e de outros gases de efeito de estufa, contribuindo desta forma para o cumprimento dos objetivos nacionais e internacionais em matéria de alterações climáticas.

Pensar global, agir local! Águeda 21, somos todos nós!

Saiba mais em: http://www.wwf.pt/o_que_fazemos/hora_do_planeta/

1

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: