Município de Águeda lança Guia de Observação de Aves para promover Birdwatching na Pateira de Fermentelos

Guia_Aves_Pateira_01_1_725_999

A autarquia tem dinamizado diversas ações e projetos com vista ao desenvolvimento e promoção do turismo de natureza, bem como a preservação dos ecossistemas naturais existentes no Concelho, sendo esta mais uma importante iniciativa.

Nos últimos anos a autarquia tem desenvolvido várias ações e estratégias de desenvolvimento, promoção e divulgação das potencialidades das áreas naturais do concelho, que vão desde o aprofundamento do conhecimento sobre a biodiversidade à promoção da visitação destas áreas para diversos fins: educacional, lúdico-recreativa, desportiva, entre outros. É com este enquadramento que se destaca, com vista a promover e divulgar a biodiversidade e a prática de observação de aves na Lagoa da Pateira, a realização do “Guia de Birdwatching para a Pateira de Fermentelos”.

O Guia tem como objetivo coligir, estruturar e apresentar informações básicas acerca das espécies de aves ocorrentes (invernantes, estivais, residentes e migradoras), suas características, traços de identificação de cada espécie e ecossistemas que servem de refúgio e sustento às populações da avifauna presentes. Adicionalmente é ainda uma ferramenta fundamental na divulgação dos valores naturais existentes no território concelhio, com especial destaque para os valores de avifauna existentes nas Áreas Rede Natura 2000. Um apoio para principiantes e praticantes da observação de aves em áreas do concelho de Águeda, contribui para o desenvolvimento desta potencialidade turística, bem como para o desenvolvimento de iniciativas pedagógicas abordando esta matéria junto de diversos grupos da população.

Gil Nadais considera muito gratificante e motivador ter a sala cheia para a apresentação pública do “Guia de Observação de Aves para a Pateira de Fermentelos” e do “Protocolo para a Valorização e Promoção da Biodiversidade da Pateira de Fermentelos”. Para esta sessão pública contou-se com a presença do Diretor do Departamento da Conservação da Natureza e Florestas do Centro, Viriato Garcez, do Presidente da Direção Nacional da Quercus, João Filipe Fernandes Branco, que se fez acompanhar por Raul Silva também da Quercus, e Fernando Correia – ilustrador cientifico e representante da equipa técnica que elaborou o guia.

 

capa aves CMYK.jpg

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: