Quercus promove controlo de espécies invasoras e exóticas

No próximo sábado, dia 5 de maio, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza – Núcleo de Aveiro, promove mais uma ação de controlo de espécies vegetais invasoras e exóticas, em Belazaima do Chão, Águeda.

O Projeto Cabeço Santo iniciou-se em 2006, um ano após o catastrófico incêndio que deixou o Cabeço Santo em cinzas. O seu objetivo principal é a criação de um mosaico de áreas de conservação numa zona intensamente utilizada para o cultivo florestal de uma espécie exótica: o eucalipto.
Foi motivado inicialmente pela tentativa de evitar que as áreas de habitat ripícola fossem alvo da expansão de espécies infestantes. No entanto, os horizontes do Projeto foram rapidamente alargados para incluir áreas até aí sujeitas a exploração florestal intensiva. Este é um projeto único em Portugal, com uma área de intervenção de 150 hectares e conta com a parceria da Câmara Municipal de Águeda.

Com esta ação pretende-se promover nos voluntários o gosto pela floresta, através da tomada de consciência do papel ativo que podem ter na reflorestação das áreas ardidas e invadidas por plantas invasoras.

Os interessados podem inscrever-se pelo e-mail cabecosanto@quercus.pt.

A organização oferece o almoço em modo ovo-lacto-vegetariano e o lanche.

Para mais informações, contactar: Paulo Domingues, Coordenador do Projeto Cabeço Santo 968750155 | cabecosanto@quercus.pt

blogue https://ecosanto.wordpress.com/
https://www.facebook.com/cabecosanto/

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: