Águeda 21

Em 1992, na Cimeira da Terra, as Nações Unidas apresentaram ao mundo um guia com tudo o que era necessário fazer para salvar o Planeta.

Desde logo vários países, municípios e cidadãos uniram-se a este compromisso, a que se deu o nome de Agenda 21.

Agora é a nossa vez de ser 21, mas para isso todos temos de fazer algo, até mesmo você!

Águeda 21 é o nome da Agenda 21 Local (A21L) de Águeda

A Agenda 21 Local de Águeda é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal para fazer do concelho um exemplo a nível ambiental, social e económico, construindo um município mais justo, com uma melhor qualidade de vida para todos e que assume as suas responsabilidades pelo ambiente global.

Este processo teve início em Novembro de 2008 com a adesão do município de Águeda aos Compromissos de Aalborg após aprovação por unanimidade na Assembleia Municipal de Águeda. Desta forma, a Câmara Municipal Águeda assume o compromisso, partilhado com todos os seus munícipes, de continuar a trabalhar pelo bem-estar das gerações actuais e futuras, quer ao nível ambiental, quer social e económico.

As actividades previstas na Agenda 21 Local de Águeda – que incluem acções de sensibilização nas escolas, tertúlias, reuniões de participação pública abertas a todos os cidadãos, publicações, debates temáticos e diversos estudos e acções de intervenção ambiental e social – decorrerão em todo o concelho, sem excepção, estando prevista a sua realização até Outubro de 2010.

Espera-se que a Agenda 21 Local de Águeda envolva directamente 10.000 cidadãos e cerca de 200 entidades do concelho e da região.

Não fique de fora… Contamos Consigo!

 

 

O início…

Águeda 21 resulta da vontade que a Câmara Municipal de Águeda tem em dar continuidade ao trabalho até aqui desenvolvido no sentido de estimular a participação dos cidadãos e promover a sustentabilidade ambiental, social e económica do concelho de Águeda. Neste sentido foi apresentada uma candidatura ao Eixo 4 do Programa Operacional Regional do Centro – Protecção e Valorização Ambiental, tendo recebido aprovação pela Comissão de Coordenação da Região Centro (CCDR Centro) em Outubro de 2008.

A Agenda 21 Local de Águeda foi ainda alvo de aprovação pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), tendo sido seleccionada, juntamente com outros dois municípios portugueses, para testar a metodologia proposta pelo “Guia Agenda 21 Local – Um desafio para todos”.

A Universidade Católica Portuguesa – Escola Superior de Biotecnologia desenvolveu a metodologia a utilizar na Agenda 21 Local de Águeda e será a entidade responsável pelo acompanhamento técnico da sua implementação.

 

Os objectivos…

A Agenda 21 Local de Águeda pretende trazer algo de novo ao município, interligando os diferentes projectos e acções e trabalhando com todos na procura de uma melhor de qualidade de  vida dos cidadãos.

Pretende-se envolver os cidadãos de Águeda para o processo de decisão mas também para a realização e implementação das acções no terreno, distribuindo melhor os recursos.

Procura-se que todos façam mais com menos e sempre em torno de um grande objectivo – a melhoria ambiental, social e económica de Águeda.

 

Partes interessadas no processo…

A participação activa e o acompanhamento do processo Águeda 21 por parte de todas as instituições e cidadãos é uma condição necessária para o seu êxito e para a sua aplicação futura.

Acreditamos que todos os cidadãos aguedenses, conjuntamente com as entidades locais, têm um papel importante e de responsabilidade no progresso do seu concelho. São consideradas partes interessadas as seguintes pessoas, grupos ou organizações:

• Colaboradores da Câmara Municipal e decisores políticos;

• Membros do executivo e da Assembleia Municipal;

• Membros dos executivos e das assembleias de Juntas de Freguesia;

• Representantes de agrupamentos de escolas e de escolas secundárias (alunos, docentes e encarregados de educação);

• Empresas de distintas tipologias e dimensões;

• Entidades de apoio a empresas, bem como cooperativas;

• Associações locais de todas as naturezas;

• Órgãos de comunicação social de âmbito local e regional;

• Gestores e utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social;

• Instituição de ensino superior (docentes e discentes);

• Cidadãos em geral;

• Representantes da protecção civil;

• Entidades públicas de cariz local e/ou regional (IEFP, Centro de Saúde, CCDRC, entre outras);

• Empresas multimunicipais de gestão de águas, saneamento e resíduos;

• Arciprestado.

 

Fases de Águeda 21

1) Preparar (Até final de Fevereiro de 2010)

As acções passam pela assinatura dos Compromissos dos Municípios e Cidades Europeias para a Sustentabilidade, pela criação e activação da estrutura de coordenação do projecto – Grupo Coordenador, por sessões de apresentação aos colaboradores da Autarquia e terminará com a Sessão de Apresentação Pública da A21L de Águeda

2) Analisar e Educar (Até final de Dezembro de 2010)

Serão criados os Grupos de Trabalho Temáticos, terá início uma campanha de sensibilização junto dos cidadãos de Águeda, através de sessões de tertúlias e debates temáticos, acções nas escolas do concelho, actividades no âmbito do Dia da Terra, a Conferência “Inovações para uma Economia Sustentável” e ainda um conjunto de visitas subordinadas ao tema “Águeda mais Sustentável”.

Simultaneamente decorrerão os trabalhos de elaboração do Estado de Sustentabilidade de Águeda 2010.

3) Educar e Comprometer (Até final de Junho de 2011)

Nesta fase serão realizados os Fóruns Participativos e iniciar-se-á a elaboração dos Compromissos de Águeda pela Sustentabilidade. Haverão novas sessões de tertúlias e debates temáticos, novas acções nas escolas do concelho, terão continuidade as visitas “Águeda mais Sustentável”.

4) Reconhecer e avaliar (até final de Outubro de 2011)

Preparados os Compromissos de Águeda com a Sustentabilidade, e apresentados publicamente à comunidade, será altura de convidar os cidadãos e entidades de Águeda a elaborarem Planos de Acção individuais. Para tal serão organizadas Sessões de Formação especificas para auxiliar na elaboração dos Planos de Acção. Será organizado um concurso para a eleição das melhores iniciativas e projectos de sustentabilidade em Águeda – Prémios ÁGUEDA 21.

Será ainda iniciada a fase de Avaliação do processo de Águeda 21 e realizada a definição das futuras acções.

 

%d bloggers like this: