Ano Lectivo 2008/2009

 

Escola Secundária Adolfo Portela

Escola Secundária Adolfo Portela

O ano lectivo de 2008/2009 marcou o início das actividades de Águeda 21 junto de todas as escolas públicas do ensino básico e secundário de Águeda.

Entre os meses de Abril e Junho de 2009 a equipa da Agenda 21 Local de Águeda visitou as 34 escolas públicas do concelho, num total de 52 sessões. Isto permitiu envolver no processo cerca de 1540 alunos e 76 professores dos vários níveis de ensino.

 

Acção na EB1 de Águeda

Acção na EB1 de Águeda

As visitas às escolas tinham por objectivo sensibilizar a comunidade escolar para a promoção de boas-práticas sustentáveis, com particular destaque para algumas acções que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos Aguedenses.
As dinâmicas criadas e adaptadas para cada nível de ensino estimularam os jovens a desenvolver a sua capacidade de análise, reflexão crítica e criação.

 

EB2,3_AguadaCima

EB 2,3 de Aguada de Cima

O filme “a história das coisas”, a peça de teatro ”a vida de um pacote de leite” e o cálculo da pegada ecológica são algumas das actividades que os alunos das escolas do concelho de Águeda fizeram durante o ano lectivo de 2008/2009.

Além das dinâmicas a equipa de Águeda 21 preparou e entregou a cada aluno um pequeno inquérito, para preenchimento com ou pela sua família, sobre o que está bem e o que deve ser melhorado em Águeda de resposta aberta.

 

EB1 de Assequins
EB1 de Assequins

Aos alunos e professores foi ainda entregue o “Guia de Boas práticas – Os Cidadãos e a Sustentabilidade” que para diferentes temáticas apresenta um conjunto de boas práticas do dia-a-dia, fáceis de levar a cabo pelos cidadãos, que procuram melhorar a qualidade ambiental e social do município.

 

 

Fotografias das acções (Disponível em breve)

Mais informações sobre as acções de Águeda 21 nas escolas de Águeda (ano lectivo de 2008/2009):

Crianças e jovens de Águeda aprendem a “história das coisas”

Agenda 21 Local chega às escolas de Águeda

 

%d bloggers like this: