Projecto MAPA – A pegada positiva do concelho de Águeda

O MAPA (MApa Positivo de Águeda) corresponde à georreferenciação dos locais mais positivos de Águeda aos olhos dos seus jovens. 

A Agenda 21 Local de Águeda desafiou os jovens do concelho, por intermédio dos encarregados de educação, pais e  professores, a identificarem os locais mais positivos e emblemáticos do local onde moram. Esta identificação poderia ser realizada através de desenhos, fotografias ou composições gráficas, devidamente complementadas com uma breve descrição do local e do porquê dessa escolha.

Recolhidos os trabalhos, mais de 800, a equipa de Águeda 21 selecionou todos aqueles que respeitavam o regulamento estabelecido para o projecto e inseriu-os na ferramenta “Google Maps”. Obteve-se assim um mapa de aspectos positivos de Águeda, pelos olhos dos seus jovens – o projecto MAPA.

A georreferenciação permitiu identificar 140 locais de elevado interesse para os jovens de Águeda. Destaca-se a Pateira, o Rio Águeda e o Parque de Alta Vila como os mais referidos pelos jovens alunos do concelho.

Outro ponto interessante que realçamos é o facto de muitos jovens terem identificado aspectos e locais associados às tradições culturais locais, como é o caso do património arquitectónico local, as festas populares e até algumas instituições locais (caso do Orfeão de Águeda, os Bombeiros, a biblioteca, a CM, entre outros).

Clique sobre o mapa e fique a conhecer os 140 locais preferidos dos jovens de Águeda e as razões para estas escolhas.

Trabalhos recolhidos em cada Agrupamento de Escolas de Águeda:

Agrupamento de Valongo do Vouga

Agrupamento de Fermentelos

Agrupamento de Aguada de Cima

Agrupamento de Águeda

Escolas Secundárias e Instituto Duarte Lemos

%d bloggers like this: