Grupos de trabalho temáticos

No âmbito de Águeda 21 e com base nos 10 Compromissos de Aalborg foram criados 5 Grupos de Trabalho seguementados pelas diferentes temáticas dos próprios Compromissos. Assim temos os seguintes Grupos de Trabalho Temáticos (GTT) de Águeda 21:

GTT 1 – Governação e gestão local para a sustentabilidade

GTT 2 – Bens naturais e consumo responsável

GTT 3 – Urbanismo e mobilidade

GTT 4 – Saúde e justiça social

GTT 5 – Economia local para a sustentabilidade

Os GTT criados têm como missão a análise de dados e informação sobre políticas, iniciativas e resultados actuais na área do desenvolvimento local sustentável de Águeda, ajudando a traçar o estado de sustentabilidade de Águeda. 

Cada GTT reune um conjunto de representantes da autarquia, de juntas de freguesia, de organizações não governamentais, de empresas, entre outras instituições. Os GTT funcionam como mecanismos de participação cívica e articulação regional, permitindo que as diferentes instituições municipais participem no processo de A21L.

_______________________________________

1ª Reunião dos GTT de Águeda 21

Águeda 21 Reunião GTT 13 Abril 2010

Os GTT tiveram a sua primeira reunião a 13 de Abril de 2010, pelas 17h30 na Escola Secundária Adolfo Portela. Este encontro serviu para apresentar, debater e recolher contributos para a primeira versão do “Estado de Sustentabilidade de Águeda – 2010″ e contou com a presença de 41 participantes, em representação das seguintes entidades:

GTT 1 – Governação e gestão local para a sustentabilidade

Juventude Socialista – Concelho de Águeda; Assembleia Municipal de Águeda; Manuel Antunes de Almeida (empresa advogados); Bela Vista – Centro de Educação Integrada; Junta de Freguesia da Trofa; Junta de Freguesia de Águeda; Junta de Freguesia de Travassô, Escola Secundária Adolfo Portela; Câmara Municipal de Águeda e Jornal Soberania do Povo.

GTT 2 – Bens naturais e consumo responsável

Águas do Vouga; Associação Humanitária Castanheirense; Associação Etnográfica Os Serranos; Agrupamento 141 – Corpo Nacional de Escutas Águeda; Associação Social, Desportiva e Cultural de Pedaçães;  ATRIAG – Associação para Tratamento de Resíduos Industriais de Águeda; Centro Social de Belazaima; ARCOR – Associação Recreativa e Cultural de Ois da Ribeira; Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro; Escola Secundária Marques de Castilho; Arca (Associação Recreativa e Cultural de Águeda) de Botaréu; Patronato de Nossa Senhora das Dores de Travassô; Câmara Municipal de Águeda e Escola Secundária Adolfo Portela.

GTT 3 – Urbanismo e mobilidade

Câmara Municipal de Águeda; Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro; Escola Secundária Adolfo Portela; m.pt – Gabinete de Mobilidade e Santa Casa da Misericórdia de Águeda.

 

GTT 4 – Saúde e justiça social

Câmara Municipal de Águeda; Margens Lda.; Centro Social e Paroquial da Borralha; Delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa; Bela Vista – Centro de Educação Integrada; Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Águeda; Confraria das Almas Santas da Areosa e do Leitão; Associação de Pais de Mourisca do Vouga “Os Pioneiros”; CERCIAG; Paróquia de Águeda (UPA); Centro Social e Paroquial de Recardães e Jardim Social de Travassô.

GTT 5 – Economia local para a sustentabilidade

Agrupamento de Escolas de Águeda; Associação Industrial de Águeda;  AHRDA – Associação da Hotelaria Regional do Distrito de Aveiro; Câmara Municipal de Águeda; LUD IM, Unipessoal Lda.; AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda – Universidade de Aveiro.

Para conhecer os contributos recolhidos nesta reunião deverá consultar o ESA 2010 (aqui).

Nas próximas reuniões os GTT serão chamados a contribuir para a definição do “Compromisso de Águeda pela Sustentabilidade”.

%d bloggers like this: