Escolas

Escolas

Águeda 21 é um projecto colectivo, onde todos têm a sua quota-parte de responsabilidade e constitui, simultaneamente, um desafio e uma oportunidade para os diferentes actores da comunidade aguedense intervirem e serem parte activa na definição e implementação de acções que visam o desenvolvimento sustentável do município.

Consciente de que a comunidade escolar agrega, em torno de si, um alargado número de actores da comunidade (alunos, professores auxiliares de acção educativa, pais e encarregados de educação, entre outros), a equipa de Águeda 21 levou a cabo nos últimos dois anos lectivos (2008/2009 e 2009/2010) acções específicas para este público.

No total foram realizadas 106 sessões, em 34 escolas de Águeda, tendo sido abrangidos 2988 alunos e 157 professores, ao longo dos dois anos lectivos.

Estas acções de Águeda 21 nas escolas (do ensino básico e secundário) do Concelho procuraram abrir caminho para uma co-responsabilização entre a autarquia e a comunidade escolar na procura da sustentabilidade.

Recorrendo a dinâmicas pensadas de acordo com os níveis de ensino abrangidos as actividades desenvolvidas trouxeram alegria, diversão e estimulam a iniciativa dos jovens aguedenses. Aos longo dos cerca de 90 minutos de cada sessão criou-se um espaço no qual os jovens e toda a comunidade escolar puderam participar, contribuindo para a definição do modelo de desenvolvimento de Águeda, propondo estratégias inovadoras de sustentabilidade e acções para melhorar seu próprio estilo de vida.

Além de envolver os jovens, e restantes elementos da comunidade escolar, no processo Águeda 21 pretendeu-se, também, impulsionar a restante comunidade a seguir o seu exemplo.

 

Para saber mais sobre as acções desenvolvidas em cada ano lectivo consulte as páginas especificas:

Acções de Águeda 21 no Ano Lectivo de 2009/2010

Acções de Águeda 21 no Ano Lectivo de 2008/2009

 

Veja aqui algumas fotografias das visitas e das actividades desenvolvidas:

Acções nas Escolas (2008/2009)
%d bloggers like this: