Macieira de Alcôba – Aldeia Pedagógica do Milho Antigo e Estação de Biodiversidade

Cartaz_Inauguracao CIMA com logosMaceira de Alcôba é uma das aldeias mais características do concelho de Águeda e da Serra do Caramulo. Rica em património arquitetónico, tradições culturais, etnografia e beleza paisagística, apresenta-se como um espaço privilegiado para passear ao ar livre e manter o contacto com o passado local.

Foi exatamente com base neste rico património, que a autarquia de Águeda desenvolveu, em conjunto com as gentes locais, pequenos projetos de valorização da aldeia e espaço envolvente, dos quais são bons exemplos, o restaurante “A Escola” ou a rede de percursos pedestres estabelecida.

Imbuído nesta dinâmica, surge o projeto “Macieira de Alcôba – Aldeia Pedagógica do Milho Antigo”, que congrega a vontade da autarquia, com os residentes e organizações locais, na promoção de uma marca associada ao milho antigo e às suas tradições, alicerçada na preservação deste espécime cada vez mais em vias de extinção.

No âmbito deste projeto, foi criado o Centro Interpretativo da Aldeia do Milho Antigo, que se desenvolve no antigo edifício paroquial e no edifício da Junta de Freguesia de Macieira de Alcôba, contando este com uma exposição permanente que permitirá a compreensão integral da paisagem, arquitetura e território, cultura material e imaterial tradicional associada ao milho antigo.

Importa destacar ainda a recuperação de algumas estruturas e alguns engenhos locais associados à cultura do milho, como moinhos e moinholas, que permitem melhor interpretar as antigas técnicas de moagem de cereais, nomeadamente o milho antigo que foi em tempos essencial na atividade agrícola e no tecido económico da zona serrana em que se insere Macieira de Alcôba.

Ainda incluída no projeto, surge a Estação de Biodiversidade, constituída por um pequeno percurso de 2 km, onde será possível observar biodiversidade local associada aos diversos habitats característicos (como pomares, hortas, campos em pousio, plantação de milho, choupal ou pinhal).

Assim, a Autarquia de Águeda vem convidar todos para a inauguração deste projeto, que se realizará na manhã do dia 18 de agosto de 2013, em parceria com o Festival Romaria Milagre da Urgueira.

09h00 | Visita ao Centro de Interpretação
09h30 | Visita Guiada à Estação de Biodiversidade
10h00 | Visita aos moinhos de água

Participe!

Convite_Inauguracao CIMA com logos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: