Município de Águeda entre os mais sustentáveis do país

vice-presidente_ecoxxi__1_725_999

O Município de Águeda foi distinguido como o quarto município mais sustentável e ecológico de Portugal, galardão atribuído pelo júri nacional do ECOXXI, logo a seguir a Loulé, Cascais e Guimarães.

No passado dia 25 de novembro, foram entregues os galardões ECO XXI – Municípios Sustentáveis, num evento que teve lugar no auditório da Administração Regional Hidrográfica do Centro, em Coimbra e contou com a presença de autarcas e técnicos de todo o país.

O Vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, recebeu em representação do município a Bandeira Verde ECO XXI, vendo reconhecido o trabalho que Águeda tem desenvolvido, um dos mais destacados a nível nacional ao obter nível de excelência com mais de 80% da pontuação geral. Da região de Aveiro, além de Águeda, apenas os municípios de Anadia e Estarreja conseguiram obter o galardão (patamar entre os 60% – 70%). Pelo sétimo ano consecutivo Águeda distingue-se pela implementação de boas práticas ambientais e de desenvolvimento sustentável no concelho.

O prémio ECO XXI faz parte do programa ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) e visa distinguir os Municípios com preocupações nas diversas dimensões abrangidas pelo conceito de Sustentabilidade, traduzidas em ações e políticas. Os 21 indicadores e os 65 subindicadores que constituem a candidatura são analisados por um júri multidisciplinar, e descrevem a realidade do concelho salientando a sustentabilidade como valor transversal nas suas vertentes ambiental, social e económica.

Nas palavras de José Archer, presidente da ABAE: “A participação é uma prova de coragem, porque os municípios ficam sujeitos a avaliação e exposição nacional, assumindo o compromisso de melhorar o que é necessário”. Jorge Almeida, vice-presidente da Câmara Municipal, salienta que Águeda irá continuar a trabalhar para melhorar a qualidade do serviço que presta à população o que, certamente, se refletirá no índice ECOXXI do próximo ano.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: