4.ª Feira ObservaNatura

 

O estuário do Sado recebe a 4.ª Feira ObservaNatura

A ObservaNatura está de volta ao estuário do Sado, no fim de semana de 13 e 14 de outubro. O cenário repete-se nesta 4.ª edição da feira, que ocupará durante dois dias o Moinho de Maré da Mourisca e a herdade envolvente. 

A ObservaNatura realiza-se anualmente desde 2009. É atualmente a única feira em Portugal dedicada ao Turismo Ornitológico, uma modalidade do turismo de natureza focada na atividade de observação de aves, direta ou com recurso a binóculos ou telescópios de campo. Inclui também a fotografia, a pintura e a ilustração da Natureza.

O crescente interesse pelos recursos turísticos naturais, e em particular pelas aves, poderá traduzir-se numa importante vantagem para a conservação da natureza e da biodiversidade, na medida em que a vivência do lugar e a observação das aves in loco sensibiliza o visitante para o valor dos recursos relacionados directa ou indirectamente com as espécies observadas e com os seus habitats. Por outro lado, esta modalidade de turismo, potencialmente sustentável nas áreas protegidas, traz um contributo significativo para as comunidades locais que, deste modo, se envolvem de forma responsável com os valores naturais em presença, ao mesmo tempo que proporcionam uma experiência de alta qualidade aos visitantes.

O vasto programa da feira “ObservaNatura” propõe workshops, mini-cursos, passeios pela Reserva Natural do Estuário do Sado, por terra e no rio para observação de aves, ateliês e sessões de anilhagem. É a oportunidade para o encontro entre as empresas de turismo de natureza, as organizações não governamentais, as editoras e empresas de material óptico e os turistas ornitológicos, em torno dos valores da biodiversidade. Garças, colhereiros e flamingos são algumas das espécies que podem ser observadas nesta altura do ano.

Com entrada livre, esta Feira organizada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)/ Reserva Natural do Estuário do Sado e pela Tróia-Natura, conta com vários parceiros, entre eles o Turismo de Portugal, a Câmara Municipal de Setúbal, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, a Associação Baia de Setúbal e a Birds & Nature.

Ainda durante a Feira da Observanatura 2012 será promovida em parceria entre o ICNF, o Turismo de Portugal e a Associação de Turismo de Lisboa, uma fam trip para operadores holandeses, espanhóis, ingleses e belgas.

Os operadores internacionais estarão presentes na feira na manhã do dia 13 para uma ação de speedtrading, bolsa de contactos e de negociação com os agentes de animação portugueses inscritos.

Veja o programa em http://www.observanatura.com

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: