Cidade de Águeda reconhecida como Cidade de Excelência

cidades_1_725_999

 

A Rede de Cidades e Vilas de Excelência atribuiu, no dia 29 de Novembro, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda, a II Bandeira – Cidades de Excelência, como reconhecimento público do meritório trabalho que esta autarquia tem vindo a desenvolver no âmbito dos trabalhos de qualificação da cidade.

O galardão foi entregue ao Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, pelo Presidente da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, Pedro Silva, e pela Coordenadora da Rede Cidades e Vilas de Excelência, Paula Teles, num momento testemunhado pelo Vice-Presidente da Autarquia, Jorge Almeida, e pelos Vereadores Elsa Corga, João Clemente e Edson Santos.

Na ocasião, Gil Nadais referiu que “esta distinção é mais um reconhecimento do caminho de excelência que temos vindo a trilhar e que valoriza o trabalho que tem sido desenvolvido”. Por sua vez, Pedro Silva felicitou a autarquia “pelo relevo que tem vindo a conquistar a nível nacional, em várias áreas, assim como pela persistência de querer sempre mais e melhor”.

Para finalizar a cerimónia foi hasteada a Bandeira da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, num gesto simbólico, mas que fortificou o compromisso assumido na continuidade de Águeda ser um município de excelência.

“Cidade de Excelência”

Os fundamentos atribuição da II Bandeira – Cidades de Excelência predem-se com o grau de evolução da implementação do Plano de Ação Local proposto pelo Município de Águeda aquando da adesão à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, incidindo nos eixos, “Cidade ou Vila com Mobilidade Ciclável ou Pedonal” e “Cidade ou Vila de Regeneração e Vitalidade Urbana”.

Adicionalmente no que diz respeito ao eixo relativo à mobilidade ciclável ou pedonal, destacam-se as ações desenvolvidas nos projetos Escolas Sustentáveis e TRACE – Walking and Cycling Tracking Services, implicando ambas o uso de tecnologias de referenciação de trajetos (GPS/App’s). Outras medidas relacionadas com a promoção da mobilidade suave, como sessões de sensibilização ambiental na temática da Energia e Eficiência energética assumem destaque neste eixo. Há ainda a salientar o enfase que o Município deu a diversos dias como o Dia da Terra e a Semana do Ambiente e da Sustentabilidade, além do Dia Europeu Sem Carros e a Semana Europeia da Mobilidade (SEM), levando nestas ocasiões à vivência de um ambiente livre de trânsito, providenciando diversas experiências relacionadas com os modos suaves.

Com particular destaque neste eixo a sinergia entre a mobilidade suave e a história industrial ligada ao setor das bicicletas no Município, havendo um objetivo de tornar Águeda num dos maiores polos Europeus na área da fabricação de bicicletas (um “Bike Valley”), ligando assim a capacidade industrial às áreas da investigação através da ABIMOTA e da Universidade de Aveiro, sendo este um dos objetivos da Estratégia de Especialização Inteligente de Águeda – S3 de Águeda.

Ainda no Eixo da Mobilidade Ciclável ou Pedonal assinalam-se também como boas práticas a existência de um parque para veículos elétricos, com possibilidade de carregamento no parque de estacionamento da Câmara Municipal. Além de um parque para estacionamento e carregamento de bicicletas elétricas, prevê-se durante o ano vigente e 2017 a implementação de três lugares de parqueamento com possibilidade de carregamento para veículos elétricos, bem como quatro novos parques para bicicletas elétricas no concelho, além da aquisição de mais bicicletas movidas a este tipo de energia.

Já relativamente ao eixo da regeneração urbana destaca-se o projeto do Espaço Multigeracional de Águeda. Este espaço, fruto de um projeto de remodelação cofinanciada pelo Plano Operacional da Região Centro – Mais Centro, deu lugar a um edifício multifuncional de referência na baixa da cidade, que alberga funções tão diversas quanto a Divisão de Desenvolvimento Local da Câmara Municipal de Águeda e o Gabinete de Apoio ao Empresário, a Agueda TV, uma Incubadora de Empresas, o Lighting Living Lab e o Águeda Living Lab, Uma Loja Colaborativa, Espaços de Formação e a Delegação do Grupo de Ação Local (GAL) ADICES.

Em suma, o importante conjunto de ações descritas levou o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, ICVM em contexto da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, a atribuir o galardão da Bandeira de Cidades de Excelência – Nível II ao Município de Águeda, por se constituir um município mais inteligente, mais inclusivo, mais criativo e mais dinâmico.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: